quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CARTA AO PREFEITO ELEITO JOÃO SALAME


Caro Prefeito eleito João Salame,

Parabéns pela sua vitoria. Que Deus te guie, te ajude e ilumine a conduzir bem nosso povo. E quero te dizer que, neste momento único da democracia venceu aquele que soube falar, ouvir e compor para construir. 

Vou te dizer o porquê:

A construção da tua candidatura, sacramentada hoje, com a tua vitoria, se deve a tua capacidade de articulação e certamente ao grupo que esteve te ajudando a construir a viabilidade da terceira via.
Tenho a grande satisfação de saber que boa parte desta construção, se deu em reuniões, regadas a pizza e coca cola, no quintal de minha mãe, onde a conversa se estendia até altas horas da madrugada.
Sei, que um dos elementos mais importantes desse processo, foi a humildade e a renuncia de companheiros como o Jorge, como o Luis que tinham suas candidaturas definidas em seus partidos ele o fizeram por entenderem que agora todos os fatores convergiam para ti, Tudo isso foi possível, através do abnegado trabalho de Julia Rosa e Nagib Mutran, que foram os primeiros a sustentar a ideia de uma terceira via e certamente apoiar o teu nome como candidato, pois, entendiam também que era a opção mais sensata. Justamente pela tua capacidade de articular apoios e pela "vitoriosa" campanha do SIM, que te projetou em nossos extensos territórios de carajás e tapajós.

Deves estar te pergundo porque "Vitoriosa", respondo te dizendo que ela se fez vitoriosa por um conjunto de motivos

1. porque fez emergir uma nova liderança em nossa região e consequentemente, em nosso município.

2. "Vitoriosa" por apresentar, a partir dos embates, uma liderança que era uma alternativa, não só à desastrosa gestão do Maurino Magalhães, mas também a ao imediatismo administrativo do passado.

3. "Vitoriosa" por nos apresentar uma nova alternativa à visão miúda , onde predomina uma visão de curto prazo, de obras que, embora necessárias, se punham sem parte dos elementos que viabilizavam a sua perenidade.

4. "Vitoriosa" por nos permitir enxergar uma proposta de governo criada a partir de um grupo de trabalho experiente e calejado no entendimento de nossa cidade, e não unicamente de uma visão miúda, de uma gestão administrativa de "dentro pra dentro," onde uma unica pessoa era responsável pelo destino de todos nós ele dizia quem tivesse juízo fazia... 

5. E por fim, "vitoriosa" por apontar um condutor que pode nos levar a uma Marabá do futuro onde Economia, Meio Ambiente, produção e serviços, gestão territorial e administração panejada são vistas, a partir de uma macro visão de problemas e soluções integradas e coletivas, onde todos os atores são importantes e a opinião de nosso povo é levada em consideração.

Assim termino esta carta te alertando sobre os perigos que te espreitam no teu arduo trabalho. 

A tua caminhada certamente é perigosa e cheia percalços e de tentações profanas de pessoas de interesses pequenos que podem te levar, e ao grupo a discórdia e a desintegração.

Esse importante grupo que, ao lado, e sob a tua liderança, construíram a terceira via e que, partindo de uma ideia, de uma visão diferente conseguiram contemplar uma Marabá ideal, uma cidade do futuro, onde a gestão publica será capaz de responder aos anseios e necessidades de nosso povo. 

Permita-me então lembra-lo, que a "união faz a força" e que foi essa união em pró do bem comum que nos permitiu derrotar esse poderoso inimigo, que se sentia arrogante e imbatível a ponto desprezar lideranças como vc e, a todos os outros que caminharam ao teu lado nesta jornada eleitoral. 

Volto a te parabenizar e anelo este cumprimento aos visionários que, conjuntamente com vc fizeram o impossível: colocar Marabá de novo caminhando, unida, rumo ao futuro e a condição de importante centro das decisões em nossa região.

Tony Rosa
Sociologo