segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CARAJÁS! - O SONHO DE UM POVO QUE CONTINUARÁ SONHANDO...


Longe de estar tentando tirar “louros” da derrota a qual fomos nós, os mais de 1.185.000 forasteiros, submetidos no dia 11 de dezembro passado, deixo aos meus leitores a seguinte pergunta:

-Quem perdeu?

Na minha singela opinião, todos nós perdemos. O Pará perdeu, Carajás perdeu, Tapajós perdeu. Mas quem perdeu mesmo foram os políticos que negligenciaram e deixaram a mercê da situação um projeto tão importante como esse.

Fico lendo e ouvindo comentários de meninos e meninas que mal saíram das fraudas, insinuando proposições medíocres retiradas de velhos chavões da antiga esquerda revolucionaria tentando ensinar-nos o que fazer e o que pensar. Ora, fui da esquerda revolucionaria mais de 50% da minha vida útil e aprendi dolorosamente que não adianta vender idéias importadas da velha URSS, da velha China, da Velha Albânia e ou pior, idéias que se quer foram testadas. Que se perderam a luz da historia, e das contradições por elas criadas.

Eu cresci, eu constitui família eu vivo e sobrevivo com a forca de meu trabalho e nada mais é gratificante do que isso. Aprendi com a vida, com os meus erros, com os meus acertos, com o apoio das pessoas que me querem bem e com o desdém daqueles que me odeiam ou me querem mal. Lamento muito hoje, o fato de ter perdido tanto tempo lutando por utopias que me privaram de oportunidades que jamais terei novamente.

São esses antigos projetos e velhas idéias travestidas de novas indumentárias, que velhas e famigeradas raposas incutem na cabeça desses pobres meninos estudantes que viram militantes da esquerda universitária, acham o Maximo. Passam então, a fazer discursinho de papagaio nos corredores das universidades e faculdades pagas pelo bolso do PAPAI, ou melhor, do trabalhador que se mata pra ver o filho formado.

Foram eles, aliados a velha direita demagógica que nos derrotaram agora pouco, foram os que vem pro nosso sul e sudeste encher os bolsos de dinheiro e de votos, os culpados pela ilusão creditada pelo NÃO na cabeça de pessoas que nem são, nem foram e nem serão beneficiadas pelos projetos políticos deles. Eles nem conhecem a nossa realidade. Atiraram no pé.

Quanto aos nossos omissos políticos, bom, creio que jamais nos esqueceremos deles...

Dos fujões, dos foliões e outros ...

Não vamos nós, os derrotados forasteiros creditar a nossa derrota ao Jatene, ao Almir, a Ana Julia, ao Jader ou Paulo Rocha.

O Propósito do Governador é manter a integridade do Estado. Ele o fez! Os outros são de lá também, são políticos nascidos e que tradicionalmente pertencem aquele nicho. A culpa da derrota foi plantada dentro de nossa terra, através dos que optaram pelo “não” iludidos pelos ideais partidários, dos políticos omissos e covardes que tem interesses em apoio dos governantes metropolitanos, pela timidez de nossa campanha que pouco fez nos municípios do entorno do grande centro metropolitano de Belém, da falta de um envolvimento maciço de nosso segmento empresarial, que como sempre ficou esperando o resultado, de nosso povo que deixou de votar e finalmente o maior e crucial elemento que selou a derrota, certamente foi a conjuntura nacional, a decisão do judiciário que levou o plebiscito ao Pará inteiro e com isso colocou em discussão muitos interesses o que também nos remeteu a velhos conflitos.

Novas eleições virão. Espero que com elas, a união de nosso povo do sul e sudeste.

Uma coisa fique bem clara pra todos eles, eu continuo sendo um Forasteiro e como eu, muitos outros. NÃO SOU PARAENSE. Fui considerado por eles pessoa não grata, mutilador do Estado e outras coisas mais.

A semente da divisão já virou arvore e o embate será maior a partir de agora.

Ei, todos vocês que acreditam que o Estado precisa de um novo Modelo de Desenvolvimento: - Podem acreditar que o novo modelo não vira, tudo voltou a ser como antes (quase tudo) a esquerda voltou pra esquerda e agora é inimiga da direita, e como tal continuarão a serem ridicularizados.

Ei forasteiros que votaram no “não” não se enganem nós jamais esqueceremos de vocês. Ei vocês, políticos omissos! – Novas eleições virão e com elas novos resultados.

Espero que o povo não esqueça. Assim como eu e muitos esclarecidos.

4 comentários:

  1. Excelentes Palavras Tony!!

    ResponderExcluir
  2. Antonio e tu não achas que mesmo a partir da mobilização que houve pela campanha do "SIM" nada vai mudar?

    ResponderExcluir
  3. Isso vai depender muito da vontade soberana do povo, que pode promover significativa mudança a partir da eleição que virá...
    Quanto aos políticos, infelizmente não creio, pois todos tem compromissos definidos, vamos aguardar o desenrolar da campanha e as posições que eles vão assumir.

    ResponderExcluir
  4. eu espero que mude alguma coisa, a região tão rica como é a de voces não merece esse descaso!

    ResponderExcluir