terça-feira, 11 de outubro de 2011

Abaram de Cabeça pra Baixo

Por: Benedicto Arueira Neto



O povo dividiu-se, ninguém acreditava... nunca foi vendido tanto jornal em toda historia de Abaram, mas era clara a vontade e a astucia do Imperador, que já imaginava que Adnarim nunca cumpriria sua palavra e que ao chegar em Abaram, ao ser coroado, cuspiria certamente, no prato que havia comido. Uma pratica alias, que era bastante peculiar em sua família. afinal : “Ohlif o lat iap lat” como já dizia outro belo ditado em Abaramês.

- Meu Deus...
-Sacanagem, putaria, golpe, maldição...

Era só o que se ouvia nos corredores do Palácio do Governo, mas o fato é que os expurgos continuaram, o primeiro expurgado foi Asor Irucaf o Barão reflorestador, seguido por outros de quem não me recordo o nome, o mais interessante no que diz respeito a este Barão foi o fato de o mesmo ter sofrido com tanta ingratidão sua demissão, pois havia resolvido dois, dos principais problemas que afligiam o reinado de Adnarim.
Pois sim, vejamos quais foram esses problemas: O primeiro dizia respeito ao Aterro Sanitário, embora a contragosto, pois sabia que a área adquirida por Adnarim não era propicia a deposição de resíduos de qualquer espécie pela sua proximidade de um dos principais rios que circundavam o reino e pelo fato de sua característica geológica ser denominada de planície de inundação com rios entrelaçados. Ainda assim, o Jovem Barão conseguira efetivar o devido licenciamento da área com a apresentação de um projeto inovador que bem gerenciado tornaria possível a redução dos riscos de contaminação desse manacial; já o segundo foi o desembargo da construção da Orla real, um ousado projeto de Adnarim que havia sido embargado pelo AMABI imperial. Sozinho, o jovem conseguiu produzir os elementos que deram condições para subsidiar a defesa apresentada a Câmara Judicial Imperial o que motivou o seu conseqüente desembargo. Nesta ocasião o Jovem recebeu o obscuro titulo de “Lord Dark Vader” promulgado pela procuradoria do reino de Abaram, que à época era presidida pelo Barão Senun Solrac.

A principal angustia de Adnarim não era o fato de não poder ser o candidato, mesmo com sua popularidade. E sim o ego machucado por não poder ser o 1º Presidente. Adnarim era um menino recalcado na infância, sempre perdia os jogos que participava, seja peteca “agap ...”, seja futebol, vôlei etc. sempre era o segundo.

Não obstante o seu complexo infantil de inferioridade, alvo de muito dinheiro gasto com analise psiquiátrica, e a sua substituição na fase adulta por outro “real” complexo, o de superioridade. Para Adnarim era inconcebível que, após todos esses anos de muito trabalho e esforço, tenham literalmente, lhe passado a perna. O Ambicioso Rei acreditava que todos tinham por obrigação entender sua condição de arrogante e inescrupuloso ponderando-as com as suas qualidades de construtor.

Mas o fato é que Adnarim teria que construir um nome para substituí-lo, alguém que pudesse servir-lhe realmente. Esse substituto deveria ser alguém que garantisse, entre outras coisas, as condições necessárias para o seu retorno mesmo que esse retorno o fizesse retomar o complexo de inferioridade de criança.

Construir um sucessor era uma tarefa bastante difícil considerando a postura de nosso Rei pois implicava na situação de ter que relacionar-se com os demais segmentos da sociedade de Abaram, implicava no fato de ter que sorrir, de ter que procurar os demais agentes políticos sejam eles Barões, Marqueses, lideranças de classe enfim toda sorte de pessoas que Adnarim repudiava, não era simplesmente escolher um novo empregado, um novo subalterno para humilhar sempre que se fizesse necessário para amaciar o seu ego “superior”.

Era costume de Adnarim, passar longas horas brincando com um espelho, narciso e vaidoso como ele era difícil, dizem as más línguas que boa parte de suas idéias surgiam nestes momentos. Bom! isso eu não posso afirmar se é ou não verdade. Mas o fato foi, que nesse caso especifico, num piscar de olhos, numa brincadeira fútil entre nosso “Odiamado” Rei e seu real espelho que Ele teve uma idéia brilhante!!!!!

- Dona Adicerapa, Dona Adicerapa convoque todos os meus Assessores, Barões, os empresários mais ligados, minha família e os meus senadores, vou fazer um pronunciamento importante hoje! (exclama Adinarim exaltado).

Poucos minutos depois muitas carruagens começam a estacionar em frente ao Palácio real, os pomposos subalternos vão adentrando ao palácio um a um, tomando assento no auditório. Ao adentrar no auditório, esboçando um largo sorriso nosso “Odiamado” Rei foi logo se antecipando as reverencias de seus súditos dizendo:
- Podem ficar sentadinhos meus queridos hoje é um dia de grande festa. Finalmente decidi como acontecerá a escolha de meu candidato a Presidência de nosso crescente reino neste momento histórico de transição.
Todos admirados e atônitos exclamaram em una voz:
- O Admirado trator, isto é, Senhor que brilhante decisão tomaste?
Adnarim então responde:
- Entre vocês será escolhido um Candidato, e este será escolhido por mim logicamente, em exatamente um mês, partindo de três condições reais.

1) Quem for quase tão bonito quanto eu;
2) Quem me for mais fiel e prestativo;
3) E Finalmente, quem ao longo de um mês conseguir passar mais tempo comigo no palácio.

Continuando seu real pronunciamento, Adnarim sentencia que – “Dentro de exatamente um mês terei minha decisão final que será anunciada em uma grande festa onde o sagrarei candidato da Situação. Como vice – presidente de qualquer um escolhido de ante mão determino que seja o nosso Barão da Saúde Acordep o meu mais caro subalterno”.

Pandemonium total... Salve o Rei, Vivas ao Rei, foi um corre-corre geral todo mundo queria ficar perto dele e ele se esquivava, corria e se escondia feito criança brincando de esconde-esconde.
Meu Reiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, meu Reiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, cadê o Senhoooor, Tratorzinho lindinho cadê.....
O Rei respondia: - Olha ele aqui.... e ria... ria... ria... Gargalhava...

Diga-se de passagem, que mês difícil... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

No entanto, caros leitores, como era de se esperar outra surpresa aguardava nosso pomposo “odiamado” Rei. O Nosso senador ex-regente, que havia adquirido enorme popularidade junto a população lança-se candidato a Presidente e inicia sua jornada.

Ao saber do ato Adnarim não ficou surpreso apenas disse em alto e bom som abaramês:

- “Oicalap uem ed Eder an odatied etsop mu regele ossop ue”.

3 comentários:

  1. Vai continuar sim, amigo com uma hostoria de sudito que viu o reino Ana Ailuj desabar ate agora ele encontra-se intrincherado e levando perigo a provincia de Aba-Ram pos em suas mãos ele segura uma moderna arma chamada de Granada, tipo auqelas que espalha estilhaços pra todos os lados, ja se comenta-se em todas provincias que seu nome É LABINA ANÇO PIC

    ResponderExcluir
  2. Quem nao deve nao tema amigo...

    ResponderExcluir