quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Abrindo o jogo...



Após quase sete anos a frente da SEMMA de Marabá e dois anos e mais alguns dias a frente da URE3/SEMA, diga-se - “an passant” : - Sem interrupções para férias, ou mesmo, licenças médicas, nem qualquer coisa que me fizesse ficar ausente por mais de 05 dias do meu oficio de Secretário e posteriormente Coordenador, não poderia deixar de contar a verdade que nunca foi dita, a historia que ninguém contou, ou por desinteresse ou mesmo por omissão do que motivou a minha saída do gov. Tião Miranda, aproveitando ainda a oportunidade, para colocar “pingos nos “is”, no que diz respeito ao que poderá acontecer neste mês de dezembro, motivado pela derrota da ANA JULIA.
Bom, acredito que após o desenrolar da eleição para prefeito em 2008, e o seu resultado revelaram os motivos da minha saída da SEMMA... o tempo já disse que fiz a melhor escolha. Naquela ocasião, apoiei Bernadete e o PT, por acreditar que naquele momento o meu partido, o PDT, havia feito a escolha pertinente a sua historia, a aliança que foi feita me levou a ocupar a recém criada URE3/SEMA em Marabá, com o objetivo de construir a unidade e tornar viável o modelo de desconcentração pretendido pelo governo estadual para a SEMA.
Por sua vez, na recente eleição para governo do estado, optei pela ANA JULIA (não nego que nas eleições pra governo que deram a ela o seu primeiro mandato apoiei o ALMIR GABRIEL, a quem até os dias de hoje tenho a maior consideração), só que desta vez, coerente com o meu entendimento, no que diz respeito a SEMA a continuidade do Governo ANA JULIA seria a oportunidade de prosseguir com os projetos que desenvolvi na URE3, fui firme no seu apoio.
Se vou permanecer ou não no cargo de Coordenador regional da sema, só Deus sabe. Eu creio Nele, afinal Deus sempre me foi maravilhoso. Mas, permanecer ou não, é Algo que para mim, já não faz diferença. A não ser pela seguridade de ter, ao final de cada mês, o dinheiro que paga as contas e garante o sustento de minha família (por favor, não confundam o que acabei de expressar, com ingratidão a ANA JULIA, nem no passado, ao Prefeito Sebastião Miranda). A Verdade é que eu sempre me virei, sempre agarrei as oportunidades que me foram postas, sempre procurei fazer o melhor possível, dar o meu melhor enquanto Gestor e Profissional.
Sou muito grato a Ambos, tanto ao Tião no passado, quanto a ANA JULIA, Ortega e Aníbal hoje em dia. Grato, pela oportunidade que me deram, de consolidar meu conhecimento, aprofundá-lo. Pude corrigir as “formulas” de execução do método que criei para construção de processos de descentralização e desconcentração da Gestão Ambiental. Tive a oportunidade de corrigir na “praxis”, os desvios e erros que o meu tema possuía. Ambas as experiências, tanto a municipal quanto a estadual, foram a minha grande oportunidade de finalmente sair do campo teórico e do procedimento “empírico” para a experimentação cientifica dialética.
Deixei a SEMMA e possivelmente deixarei a SEMA com a sensação de que cumpri o meu dever de cidadão, colaborei com todo o processo de construção e consolidação de dois modelos técnicos de implantação de Instrumentos de Gestão. O do Sistema Municipal de Meio Ambiente e de seu Conselho Deliberativo – o COMAM em Marabá, um processo que tornou marabá, o primeiro município a proceder ao licenciamento ambiental do norte brasileiro, o terceiro da Amazônia, mas a melhor experiência das três restantes, o único que teve condições de efetivar a Gestão Ambiental Plena de seu território. E construí ainda, um modelo referencial para consolidação de Unidades Regionais de Meio Ambiente. A opinião sobre o Sistema Municipal não é apenas minha, mas também, do Professor MsC. Fabiano Toni, da Universidade Federal do DF, também, consultor do MMA/PPG7 – GTZ em seu livro “ Gestão Ambiental Descentralizada: Um estudo comparativo de três municípios da Amazônia Legal brasileira” e de muitos outros profissionais da área.
A Secretaria de M. A. de Marabá foi durante o meu período, referência internacional neste campo, nós desenvolvemos uma metodologia de Aplicação, que torna viável a Descentralização de Gestão Ambiental. Um método que embora recente, já é utilizado por muitos municípios potenciais, em toda a Amazônia legal Brasileira.
Sei que cumpri o oficio a mim postulado, por isto, e apenas isto, me é suficiente. Embora não deixe cravado em placa material, o meu nome. No campo teórico certamente consegui fazer.
Tenho também muita satisfação em ter Coordenado as equipes da SEMMA e da SEMA, em todos os aspectos, melhorando e consolidando a infra-estrutura com nossos esforços, captando recursos concorrendo com diversos outros projetos. Foram inúmeros os avanços. Apesar dos recursos não serem os ideais, do apoio em todas as esferas não terem sido suficientemente “permitidos”, nem todas as abordagens aprovadas.
Sei que não fiz tudo o que poderia ter feito. Mas se tivesse tido um pouco mais de apoio, condições melhores de trabalho, certamente o faria. Acertei na maioria das vezes, mas reconheço que também errei. Pelos erros peço humildemente desculpas às equipes, aos colaboradores e aos amigos. Mas tudo o que me propus fazer, e, o que consegui fazer, foi pensando, e com o sentimento maior, de estar fazendo o que é correto para proporcionar o bem estar do ambiente que nós, ou melhor, as comunidades marabaense e sul paraenses, vivem. Afinal, Arborização, Paisagismo, Qualidade satisfatória do ar, respeito ao patrimônio natural, adequação ambiental de empreendimentos degradantes e/ou poluentes, ajustamento de emissões sonoras e, tudo que afeta a saúde, o prazer, o lazer, a convivência social de nosso povo e a seguridade dos futuros cidadãos de nosso município e região, implicam na qualidade de vida. Tentei ajudar a construir o melhor. Tentei fazer a minha parte.
Satisfeito com o trabalho, deixei a SEMMA em 2008. E nem por isso deixei de respeitar o Ex-prefeito Tião Miranda pela oportunidade que me deu, E se for o caso deixarei a URE3 e o Governo do Estado, tranqüilo, feliz, Grato e de certa forma realizado. Espero que, ao meu trabalho se dê continuidade, que o novo Gestor, seja um técnico comprometido a ampliar, a melhorar, aprofundar a Base que foi firmada. Consolidar o Processo da implantação e gestão da URE3 é uma obrigação do Governo do Pará, esteja ele com o PT, com PSDB, com o PMDB e/ou qualquer outro, isto é, independente de bandeira político partidária. Não podemos esquecer que no município de marabá houve retrocesso, A SEMMA, que havia atingido um nível de excelência na gestão ambiental durante o meu período simplesmente estagnou, não evoluiu em acordo com a necessidade de acompanhar o crescimento da complexidade ambiental do Município de Marabá hoje, o que certamente me deixa abatido. Pois, não é mais permitido um retrocesso e o abandono destes elementos da gestão ambiental.
Ainda assim não poderia deixar de dizer o que penso, e de expor os fatos nem muito menos de agradecer a todos aqueles que me apoiaram e aos que me apóiam ainda hoje a Imprensa pela divulgação dos trabalhos e eventos nas duas oportunidades, pelas criticas construtivas que sempre me possibilitam corrigir e melhorar a atuação. Principalmente pelo alerta as coisas que estavam despercebidas (nunca fui candidato a Onisciente e nem a Onipresente honorário, e nem sei de tudo).
Agradeço também de forma muito especial a ACIM, ao CREA as Entidades representativas da sociedade e do movimento popular (MST, FETRAF, Associação da Mulher, COMAM, COEMA entre outras), a alguns vereadores e deputados, acho que não preciso citar nomes. A Governadora Ana Julia, ao INCRA, ao PDT em especial ao Dep. Geovani Queiroz, aos prefeitos da Região, em especial Rondon e Dom Eliseu (onde a parceria da Prefeitura foi fundamental), aos Secretários Municipais de Meio ambiente (com exceção ao de Marabá).
Agradeço aos meus amigos. Mas, excluo deste rol, aqueles que abusam do seu som, da sua fumaça, que esgotam suas terras, destroem as matas, que poluem os rios, que não respeitam a beleza e a natureza, depauperam as riquezas naturais não permitindo a seguridade das futuras gerações (de seus próprios filhos) e que não sabem viver bem em sociedade.
Agradeço a milha mãe, ao Valdair que sempre me ajudou com sua experiência, aos meus irmãos Alexandre e Kátia.
Agradeço ao também irmão e Companheiro Paulo Rogério (A voz da temperança) aprendemos muito juntos.
A minha Mulher Orianes (amada) aos meus filhos, Amanda, Ismael e Kallil. Sobretudo a eles peço desculpas pela ausência, pelos finais de semana em casa. Amo vocês de mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário