domingo, 5 de dezembro de 2010

Velhas Tradições

Certas coisas nunca mudam. Mesmo que o quotidiano imposto pela sociedade nos dias de hoje, a cada individuo, os distancie cada vez mais das verdadeiras maravilhas da vida.

Para o poeta, este quotidiano é mais difícil ainda, pois, como se diz por ai, ele sente mais, ele ama mais, ele vive mais intensamente as emoções do que nós, os simples mortais!

Deus criou o mundo, em seguida o homem, baseado em verdades muito simples, sem complexidades e sem retórica:

Se você já leu Gênesis é só lembrar em Gen. 1. 3 - “ Disse Deus: Haja Luz; então houve luz. E Deus viu que a luz era boa” e novamente em Gen 1.6 “ E disse Deus haja o firmamento no meio das águas...” e da mesma forma logo após o momento que ele criou o homem Ele disse: “Crescei e Multiplicai-vos...”

Mais aí, ai de nós que resolvemos complicar tudo, toda a criação...
...Bom... Deu no que deu, e estamos nós aqui...

...Nosso livre arbítrio, que era pra ser a benção maior, tornou-se também uma maldição.

A inteligência humana, a vontade inerente a cada indivíduo existente, que nós impulsiona a buscar, a nos re-aproximar do criador, não somente através da fé, mas também das conquistas e das ciências de modo geral, acabaram por nos afastar das coisas simples que Ele nos mostrou com a criação, e que com certeza nos aproximariam muito mais DEle.
Mas, caro amigo, você deve estar se perguntando sobre o que afinal eu estou escrevendo. Mais ainda assim simples e você não percebeu, por que está pensando com os olhos do complicado mundo atual. Nos projetos, nas contas, nas roupas, nos carros e que sabe, nos prazeres que esse mundo nos oferece a cada dia.

Um grande poeta e Musico contemporâneo, Renato Russo pode ser considerado um dos grandes espelhos do Homem moderno (não pela sua opção sexual, é claro!), sua musica refletiu bem claramente os momentos e as angustias de cada estagio de sua vida: A Rebeldia e o inconformismo da Juventude, a Critica aos valores impostos já no momento da sua maturidade e logo depois o retorno as coisas simples em seu momento (prematuro) de certeza que a morte estava próxima. Foi então que ele cantou pais e filhos e descobriu que todos nós queremos ser como os nossos pais, “ele ou ela são o que queremos ser quando crescermos”.
Bem... Nós chegamos agora ao momento central, ao ápice deste texto chato e confuso:

Nós nos espelhamos na célula mater da sociedade, da maior tradição que conhecemos: As nossas Famílias. Pais, Mães, Avós, Tios etc. nós somos reflexos bem elaborados e definidos deles e deste meio (família) com quem primeiro convivemos, quando nos tornamos eles, surge então a nossa maior responsabilidade perante Deus e a Sociedade: - A de sermos eles, isto é, os Pais, as Mães, os Tios e Avós de nossos Filhos, sobrinhos e netos. Ele disse “Crescei e Multiplicai-vos”.

Então, amigos, eis o que somos quando crescemos: Os nossos pais e as nossas mães, um pouco dos tios e também dos avós.

O filho de um bom pai diz: Obrigado meu pai pelo que me ensinaste e pelo que eu pude aprender, se um dia eu errar tenho certeza que não vão te culpar ou repreender pelo que fiz. Um filho de um pai relapço diz: Meu pai não me disse nada, ou, não estou nem ai pra minha família, um filho de um mal pai pode um dia vir a dizer: Aprendi tudo com meu pai. Ai eu pergunto: o que você quer dizer ou ensinar ao seu filho?

-Afinal, ele vai ser você quando crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário