quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Decisão de Adnarim e as Articulações da Eleição da Republica de Abaram

Por: Benedicto Arueira Neto (ou como dizem: - "O Jovem Barão")


Abaram estava em festa, os preparativos para o anuncio do candidato real a presidência da republica era motivo de comentários no reino inteiro, todos esperavam a decisão de Adnarim que propositalmente escondia de todos, até dos mais íntimos a sua decisão. Um candidato já Estava definido, e por toda a classe de servos era o real preferido.

Enquanto a nobreza aguardava e se preparava para a grande festa do Rei Adnarim, eram constituídos os Partidos Políticos, essa nova realidade trazia de certo, também uma grande movimentação, pois as articulações eram propicias a todos independente de sua condição de classe ou situação econômica. Os Partidos políticos que foram constituídos em Abaram e seus respectivos representantes:

- O Rei Adnarim criou o PTA – Partido Trabalhista de Abaram; onde foram congregados a maioria do secto de Adnarim;

- PPSA: Partido Popular Socialista de Abaram - que agregava além do Barão da Imprensa Emalas Oaoj, um aliado de Adnarim que recente mente havia sido constituído Senador do Imperio e que concorria as graças de ser o candidato do Rei;

- PDTA: Partido Democrático Trabalhista de Abaram que agregava Al Arier ref Senadora , Al Irucaf ex – Barão reflorestador e Macujopi Olati Principe da Produção Industrial que era parente distante de Adnarim e que também concorria as suas graças;

- PTVA: Partido do Trabalhador Vermelho de Abaram – neste partido era congregado toda a esquerda republicana e comunista do reino, tinha como representante máxima a Senadora Imperial Netac Net Etedanreb também conhecida como Baronesa Vermelha;

PSCA: Partido Social Cristão de Abaram que congregava os aliados do ex- regente o Marques de Nova Morada Seah-lagam Oniruam naqueles dias mais conhecido como o Pai dos Pobres e Desventurados ou “O Bocó”;

PVVA: Partido Verde da Vergonha Abaronesa que congregava a Senadora Ocirema “a Raivosa” entre outros;

PMDA: Partido do movimento Democratico Abaromes: Que congregava uma importante família de Principes e Barões já a muito desprovidos do Poder, mas que, com a republica tinham por fim, a oportunidade de retornar a vida publica e retomar algumas partículas de poder. Os Nartums.
Existiam é claro outros partidos, que apesar de importantes na construção desse processo democrático de eleição, eram nesse momento coadjuvantes.

A Festa da Decisão de Adnarim

Exatamente trinta dias depois do anuncio e da publicação dos critérios para a escolha do candidato real, que fora chamado de “Decreto do Osac Axup” finalmente estava tudo pronto para a grande e pomposa Festa.

O Castelo estava todo enfeitado com as mais finas ornamentações, foram importadas rosas douradas, elegantes cortinas adornadas com fios de ouro puro e pedras precisas vindas dos mais distantes recantos de Abaram e do Exterior. As comidas típicas de Abaram, os pratos prediletos do Rei Adnarim.

O Próprio Rei foi em pessoa o responsável pela escolha da decoração demonstrando uma sensibilidade antes nunca vista por ninguém e uma delicadeza quase feminina que lembrava a criança franzina e “andrógena” que fora outrora.

O castelo receberia ao nata da nobreza e a grande burguesia ascendente de Abaram e do lado de fora separada por fios de arame farpado decorado com flores de plástico, de fino e bom gosto telões foram instalados, um palco fora montado, muito churrasco e toneis de cerveja distribuídos para o grande publico, ou melhor, para os cidadãos e servos. Esperava-se muita gente, considerando que o próprio Rei havia decretado ponto facultativo em todo os órgãos do reino e liberado o transporte de carruagens populares para que todos pudessem ver e ouvir o grande anuncio.

É claro que, os homens de preto, com cadernos de ponto, estavam estrategicamente postos em guaritas nas entradas do pátio do castelo, de onde confirmariam a presença dos funcionários públicos do reino, ai a gente imagina...

... Ai ai, quem não estivesse presente cairia no chicote real.

Bom, mas isso não em caso, considerando que o chicote era inerente a todo e qualquer cidadão, nobre ou servo, caia todo mundo mesmo. Bastava o chefe estar de mal humor, principalmente quando perdia seus brinquedos.

Enfim...

A festa. Os Arautos reais anunciavam a presença dos nobres e burgueses quando estes adentravam ao salão.

Vinhos finos, bebidas de toda sorte e gosto eram oferecidas acompanhadas de petiscos deliciosos, grupos de barões e burgueses se formavam de acordo com os interesses postos e torciam para que os seus prediletos concorrentes caíssem nas graças do rei.

Meio acabrunhado e com um olhar distante o nosso Príncipe da Produção ostentando um imenso charuto cubano era cumprimentado por simpáticos burgueses aos quais cordialmente retribuía baixando sua cabeça em sinal de respeito.No entanto percebíamos que estava um tanto preocupado. Diziam as más línguas que na semana anterior Macujopi Olati foi convocado por Adnarim juntamente com Emalas Oaoj para assistirem ao filme predileto do Rei, juntamente com seu espelho, toda vez que Adnarim iria sabatinar alguém e cobrar sua fidelidade ele assistia o filme o “ Segredo dos caubóis da Montanha”. Desde esse fatídico episodio o Principe estava afastado das decisões reais.

Conversas, risos, brindes, cenas de ciúme e buchichos invejosos, tinha de tudo dentro e fora do palácio.

Soam as trombetas, o arauto anuncia:
Eis sua Graciosíssima Graça o nosso Amado, Idolatrado Rei Adnarim I nos dá o ar de sua maioral presença.

-todos Baixando a cabeça em posição de sentido estendem o braço esquerdo e dizem em uma Salve, Salve o Rei Adnarim I nosso Trator.

Ostentando um mando Rosa choque adornado com fios de ouro e pedras precisas adentra ao Salão real o pomposo Adnarim, suas vestes eram Brancas com listras azuis, a peruca tradicional na qual era fixada a coroa exibia longas madeixas “loiras”, bom...
...como se diz em bom abaromês “ues o met um adac uc men euq e otsog” e pronto, ninguém podia falar nada mesmo, se não caia na chibata real e assim foi no passado e dizem os céticos, será no futuro.

O Discurso de Adnarim.
O Arauto mais uma vez anuncia:

-Com a palavra nosso Rei:

EDUAS AD OARAB O AIERROC ORDEP ECIV A OTADIDNAC OMOC ODNET EMALAS OAOJ LAIREPMI RODANES O ORIEHNAPMOC UEM O OGIMA UEM O ARES ETSE ONROTER ORUTUF UEM O MOC UETEMORPMOC ES, E MIM A AICNEIVRESBUS, EDADILEDIF UORTSNOMED, OCAS O UOCITSE QUE ELEUQA, OTADIDNAC UEM MISSA . IER O UOS, ODUT UOS, ODUT ED IES UE UEQ MEBAS SIOP SODOT A ARADARGA, AZETREC MOC EUQ, OASICED AHNIM IERAICNUNA ETNEMLANIF EJOH. IHLOCSE OMSEM UE EUQ SOIRETIRC SO ODNUGES IEILAVA EDNO, OAXELFER ADNUFORP ED SOTNEMOM ROP IESSAP EDNO SEM MU SOPÁ, OVOP ODAMA UEM.
...OTIM OHNET E...

Mais uma vez o arauto grita: Uma saúda de palmas ao Rei, ao seu imperial candidato e vice.
Pla, pla pla, pla pla......

Um comentário:

  1. Para sarcartizar por completo faltou o Aciribit do Partido Socialismo e Liberdade do Reino. Claro que até pra nós ele foi um mero coadjuavante. Mas no pr´ximo processo do reino: Vamos preparado par auma eleição séria.

    ResponderExcluir