terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Paraiso está bem pertinho daqui...






Em 1986 um pesquisadores da Casa da Cultura de Marabá descobriu a importância ecológica, econômica e social da Serra das Andorinhas.
Com área de mais de 55.000 hectares, localizada no município de São Geraldo do Araguaia, e após 24 anos de Pesquisa foram identificados 8 ecossistemas distintos, 94 sítios Arqueológicos; 5.677 gravuras e pinturas rupestres; 31 cavernas, a maior delas com mais de 1.000m de desenvolvimento; 17 grutas; 580 espécies de animais vertebrados, dos quais 26 estão na lista dos ameaçados de extinção, dezenas de estruturas runiformes; mais de 200 espécies de árvores de grande porte; 30 cachoeiras, algumas com mais de 70m de queda livre; 80 espécies de orquídeas; 51 plantas de uso medicinal, tendo ainda inúmeros atrativos para o turismo ecológico e a Pesca Esportiva.
Na sua APA (área de preservação ambiental) circundante ao Parque moram 300 famílias que na maioria são pequenos agricultores oriundos do nordeste do Brasil fixando-se na área nos últimos 80 anos, mais intensamente entre os anos 60 e 80. A Serra foi também palco da famosa Guerrilha do Araguaia.
Paralelo ás pesquisas científicas feitas, a Fundação Serra das Andorinhas (FSA) já desenvolveu vários projetos com as comunidades: Educação ambiental, apicultura, reflorestamento, apoio ao ensino formal nas escolas, educação para a saúde, captação de água potável, soltura de animais silvestres, aproveitamento das essências nativas, ecoturismo e outros. Estes projetos objetivaram, não só trazer melhores condições de vida para os habitantes do Parque e da APA, como também ajudar a minimizar os impactos negativos destas populações nas áreas protegidas.
Já visitaram os atrativos da área do Parque e da APA, cerca de 400 ecoturistas (a partir da FSA), os recursos captados a partir desta atividade foram revertidos em projetos para recuperação de áreas alteradas, apicultura, melhoramento da estrutura de recepção dos turistas em São Geraldo e Santa Cruz, bem como na compra de equipamentos para proporcionar melhor infra-estrutura para o lazer.
Com a realização, em 2001, da Oficina de Planejamento do Parque, que aconteceu durante o Seminário de Implantação do Parque Ambiental Serra dos Martírios/Andorinha, promovido pela FSA, SECTAM (hoje SEMA) e Prefeitura de São Geraldo do Araguaia muitas ações foram realizadas desde então, contando com a implantação de uma estrutura de apoio própria, instalada em São Geraldo, a SEMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará) tem estado mais presente junto às comunidades e coibindo os crimes ambientais, onde já percebemos uma sensível redução, principalmente no que diz respeito às queimadas. A estrutura da SEMA conta hoje com um efetivo de 04 pessoas lotadas no município de São Geraldo que atuam especificamente direcionada ao Parque, e conta ainda com o apoio técnico da URE3 sediada em Marabá (regional da Sema).
No entanto, faz-se necessário ainda, um maior investimento no trabalho de qualificação e conscientização das comunidades do entorno do Parque, uma vez que a caça e a depredação dos sítios arqueológicos tem sido um constante problema. O investimento na formação e qualificação destes moradores em atividades produtivas de reduzido impacto ambiental pode traduzir-se num modelo de gestão participativa do parque.

Um comentário:

  1. Ei mano, O blog está muito bom!
    As informações são muito atrativas. :D
    Me leva pra conhecer o município de São Geraldo do Araguaia... rsrsrs :)

    ResponderExcluir